Contate-nos: (11) 99135-2063 ou (11) 99161-3385
Prevenção Contra O Coronavírus Nos Refeitórios
Com o advento da pandemia do coronavírus, as empresas de todo o mundo tiveram que se adaptar quanto à higiene durante o processo de reabertura, para a prevenção contra a doença. Os locais e objetos de uso comum devem ser constantemente higienizados, principalmente os refeitórios, o único lugar no ambiente de trabalho onde os funcionários podem tirar as máscaras.
Mudanças Físicas no Refeitório para a Prevenção
É necessário a instalação de pias no refeitório, para melhor higiene das mãos antes e após as refeições, com sabonete bactericida, álcool em gel e papel toalha. A frequência da higiene das mãos auxilia no combate ao vírus.
O ambiente precisa de ventilação, por isso, é importante deixar as janelas e portas abertas. As mesas precisam ter distanciamento mínimo de 1,5m e possuir 2 cadeiras por mesa, no máximo. O ideal é evitar que as pessoas comam uma na frente da outra ou imediatamente ao lado.
É imprescindível higienizar as mesas antes e após a utilização. Para a limpeza da mesa, é fundamental utilizar de álcool líquido 70%, panos limpos e não reutilizados – de preferência de papel e/ou pano descartáveis. Além da mesa, também é preciso higienizar as cadeiras, bancadas, maçanetas, torneiras e outros espaços e objetos comuns.
Mudanças Comportamentais Necessárias para a Prevenção
Para que não ocorra aglomerações nos refeitórios, será necessário distribuir os funcionários em diferentes horários, no momento das refeições, assim a possibilidade de ser infectado diminui. O uso das máscaras deve ser frequente, e somente deve ser retirado no momento da alimentação.
No refeitório, será preciso evitar, ao máximo, falar e ter contato muito próximo com os outros. Gotículas podem cair nas pessoas próximas, pois estarão desprotegidas devido ao não uso da máscara no momento da refeição. Deve ser proibido o compartilhamento de utensílios pessoais, como copos, pratos e talheres. E os guardanapos precisam ser descartáveis.
Quanto às portas de geladeira, armários e micro-ondas, também é necessário a limpeza periódica. Indica-se três etapas da higienização: lavagem com água e detergente, enxágue e finalização com álcool 70%.
E Quanto aos Restaurantes e Lanchonetes?
Além dos cuidados já mencionados anteriormente, ao almoçar em restaurantes e lanchonetes você deve estar atento às seguintes indicações de prevenção: o jogo de utensílios tem que ser entregue higienizado (talheres e guardanapo de papel, embalados individualmente). Os temperos (azeite, vinagre, molhos), saleiros e farinheiras, precisam ser distribuídos em sachês.
Em restaurantes com pista de self-service e/ou de autosserviço, deve ser instalado um protetor salivar sobre a pista, além do uso de luvas para segurar os pegadores.
Quando se toma a precaução devida, é mais difícil de ficar exposto ao vírus. Com a reabertura gradual, é importante que as empresas repassem todas as recomendações para os seus funcionários. Assim, a prevenção será eficaz e o ambiente de trabalho também se tornará mais seguro.