Precauções Ao Comer Fora De Casa!

Consumir alimentos fora de casa acabou se tornando um hábito, por causa da correria do dia a dia e também pela facilidade desse tipo de alimentação. Com toda essa agitação, o tempo para cozinhar ou para ir até em casa na hora do almoço parece inexistente; além disso, a variedade de opções fora de casa torna os restaurantes muito atrativos. Porém, existem algumas precauções que você deve ter ao se alimentar fora de casa.

Mesmo sendo um facilitador, os bares e restaurantes devem seguir diversas regras de higiene e você também deve fazer sua parte: observe os estabelecimentos e preste bastante atenção no alimento que vai consumir.

Note a aparência do estabelecimento

Ao consumir um alimento, não é apenas o valor nutritivo que conta, é muito importante observar as condições de higiene do ambiente em que ele está sendo preparado. Evite se alimentar em locais com higiene duvidosa, que não tenham disponíveis pias para lavagem das mãos, abastecidas de sabonete líquido e papel toalha descartável para secagem das mãos. 

Os banheiros não podem ter comunicação direta com a cozinha ou salão onde as refeições são servidas, eles precisam estar limpos, todos os vasos sanitários necessitam ter tampas, que deve ser abaixada antes de dar descarga, pois o vaso sanitário quando tem a descarga acionada sem que a tampa do vaso esteja abaixada ele espalha contaminação por todo os ambiente e contamina principalmente os alimentos ali servidos.

É imprescindível que os equipamentos, utensílios e o piso estejam bem limpos; latas de lixo devem estar bem tampadas e longe dos alimentos e devem ser acionadas por pedal para que ninguém toque na tampa para abrir a lixeira. Verifique a existência de insetos e roedores eles transportam micróbios causadores de doenças, portanto, se você consegue identificar a presença de pragas durante a sua ida a um restaurante, é porque a presença desses insetos e roedores está fora de controle dentro do estabelecimento e isso será um grande risco a saúde de todos.

Pergunte sobre a preparação dos alimentos

Se, ao analisar um cardápio, você não conhecer algum ingrediente ou o modo de preparo de algum prato, não hesite em perguntar acerca dos métodos de preparação caso não esteja familiarizado.

De preferência, não coma verduras cruas se não souber como foram higienizadas, pois se não tiverem sido lavadas e higienizadas, podem causar intoxicação alimentar. Essa mesma recomendação serve para pratos com gema do ovo crua ou carnes que não estão bem cozidas (mal passadas), maionese, salpicão de frango e outras carnes servidas com molhos evite comê-las fora de casa, pois elas podem trazer complicações à sua saúde..

Se possível, verifique se os funcionários da cozinha estão uniformizados corretamente, com rede ou toucas de proteção nos cabelos e usando luvas sempre que manipulam diretamente alimentos que já estão prontos para consumo..

Verifique o armazenamento e aparência dos alimentos

Os alimentos a serem consumidos devem estar com cor, cheiro e consistência, considerados normais, se algum desses elementos ou todos estiverem alterados, não consuma. E mesmo que essas características estejam próprias do tipo de alimento servido, observe na hora de comer se eles apresentam gosto estranho, não característico ao tipo de alimento ou da preparação, não consuma, e chame o responsável pelo estabelecimento.

Em buffet ou restaurantes self-service, verifique se os alimentos estão bem quentes ou refrigerados adequadamente. Caso eles estejam mornos ou em temperatura ambiente, os riscos de contaminação são elevadíssimos e você poderá adoecer seriamente.

Mesmo se um alimento foi armazenado corretamente antes de servir, mas durante a exposição no buffet ele ficar em temperatura incorreta, pode vir a estragar. Por isso, se achar que o alimento está estragado, não coma.

Tome as precauções ao comer fora de casa na reabertura

Com a reabertura do comércio durante a pandemia, algumas precauções estão sendo tomadas pelos estabelecimentos para que a higiene seja completa, desde o recebimento dos ingredientes até o consumo. Note se o estabelecimento que você frequenta está cumprindo todas as exigências, já que são voltadas a prevenir a saúde dos funcionários e dos clientes.

Em diversos pontos do estabelecimento deve haver a presença de um frasco de álcool gel 70% para a higienização das mãos após a lavagem das mesmas. 

A recomendação é que os talheres e guardanapos venham embrulhados em saquinhos plásticos ou de papel plástico e um saquinho com talheres para cada cliente.

Os cardápios devem estar plastificados e precisam ser higienizados toda vez que mudarem de mesa; há alguns lugares que oferecem a versão digital do cardápio, o que pode ser usado como alternativa. 

É obrigatório o uso de máscaras por colaboradores que trabalham no estabelecimento e pelos clientes, a medição de temperatura dos clientes na entrada do restaurante, pode ser ou não obrigatório (dependo do que a Vigilância Sanitária da sua cidade definiu), mas a Vigilância Sanitária recomenda essa prática .

Tais precauções são necessárias para evitar um problema futuro que poderia ter sido prevenido, como uma intoxicação alimentar. Todo o processo é responsável pela boa qualidade dos alimentos, desde os produtores até a hora do consumo. Erros como a má conservação ou o prazo de validade vencidos podem alterar a qualidade dos alimentos.

Faça também a sua parte, lave suas mãos e higienize antes de comer e só retire a máscara na hora de consumir sua refeição.. Todo o cuidado para a preservação da sua saúde e a de todos é sempre uma demonstração de respeito e amor.

Imagem padrão
Fátima Miquelim
Artigos: 9

Deixar uma resposta