Contate-nos: (11) 99135-2063 ou (11) 99161-3385
Delivery Com Maior Demanda: 5 Dicas Para Não Perder A Qualidade Na Entrega!
O número de pedidos de delivery já estava crescendo nos últimos anos, mas o isolamento social, provocado pela pandemia de coronavírus, levou ao aumento do número de estabelecimentos que atuam nessa modalidade. O problema é que muitos consumidores perceberam uma queda na qualidade dos produtos e na entrega, após o aumento da demanda.
Pensando nisso, separamos 5 dicas para ajudar o seu estabelecimento a fazer entregas com qualidade e segurança e, assim, passar tranquilamente por esse momento de mudanças na forma de consumo e alavancar nessa nova fonte de receita.
1 – Mantenha o estoque organizado
Manter o estoque em dia, organizado visualmente e com as vistorias periódicas de validade dos produtos e limpeza já é uma prática necessária para as lojas que não atendiam delivery. Com a nova modalidade, essa ação deve ser levada ainda mais a sério.
Ter um controle do estoque, com os produtos devidamente identificados impacta diretamente no tempo e na qualidade da entrega. Além disso, saber se os alimentos estão próximos do vencimento pode facilitar para criar ações promocionais no aplicativo de delivery ou site da loja.
É importante reforçar a regra do PVPS: primeiro que vence é o primeiro que sai. A venda de produtos próximos ao vencimento é autorizada, mas a informação da data deve constar no anúncio do produto.
2 – Zele por padrões na produção
Seja em um restaurante ou em um supermercado, os padrões levam a redução de custos e ganho de tempo. Usar meios de organização como fichas e planilhas e ter fluxos de trabalho evita desperdício, contratempos desnecessários (como falta de produtos ou ingredientes) e levam a economia de tempo – muito importante para o delivery.
Esse cuidado pode ser notado até mesmo na questão das embalagens. Se possível, deixe o maior número de embalagens pré-montadas e talheres descartáveis já separados. Tenha sempre um funcionário disponível para checagem de etiquetas de produção e lacres de segurança. Esse tipo de cuidado traz credibilidade, qualidade e segurança ao cliente.
3 – Invista em embalagens de qualidade
Há diversas opções de embalagens para delivery no mercado, e esse é um investimento que pode trazer retornos positivos. Algumas coisas devem ser levadas em conta na escolha: evitar vazamentos durante a entrega; mudança do sabor por conta da embalagem; manutenção da temperatura do alimento; praticidade de levar diretamente ao microondas e até mesmo o meio ambiente, com a escolha de embalagens sustentáveis.
A escolha correta da embalagem pode prevenir diversos males, como por exemplo, umidade dentro de embalagens de pão, que pode promover fungos; ou embalagens que não mantém a temperatura e podem levar a comida congelada a estragar.
4 – Atente-se às regras quanto a alimentos crus e congelados
Produtos refrigerados, dependendo do tempo de entrega, podem ficar murchos ou amassados; os congelados precisam ser entregues ainda congelados; frutas mais delicadas podem começar a se deteriorar, com a demora da entrega. Os estabelecimentos precisam assegurar aos consumidores qualidade e segurança, principalmente quanto aos alimentos crus e congelados.
Se possível, o investimento em um carro com isolamento térmico ou refrigerado é o ideal para fazer entregas desse tipo de produto. A RDC ANVISA nº 216/04, bem como outras regulamentações vigentes expõem os principais cuidados que o dono do estabelecimento deve tomar para o transporte desses tipos de alimentos.
5 – Reforce os cuidados de higiene com os entregadores
Cuidados de higiene básicos, como lavar as mãos, não devem ser esquecidos, seja em contexto de pandemia ou não. Reforçar os cuidados com a segurança dos alimentos é fundamental. A regularidade de limpar as mãos, os objetos usados pelo entregador e também pelo cliente, após a entrega, deve virar um hábito.
Apesar de um novo meio de gerar receita, adequar os estabelecimentos ao delivery não é tão fácil: requer atenção, organização, agilidade e cuidado redobrado. O estabelecimento deve garantir embalagens adequadas e limpas; informações completas sobre os produtos e alimentos disponíveis; lacres de segurança; agilidade na entrega e cuidado com o manuseio.
Para mais dicas de organização para sua loja, veja outros conteúdos de nosso blog! Temos muitas informações importantes para você.