Como Tornar O Estoque E As Prateleiras Mais Organizadas Visualmente?

Ao entrar na sua loja os clientes devem se deparar com um ambiente organizado e limpo, a comunicação visual que a loja passa, impacta diretamente a opinião do consumidor e no seu desejo de compra dos produtos. 

No estoque, uma boa organização visual também deve ser desenvolvida, para que os funcionários tenham acesso facilitado aos produtos, que eles mantenham o sistema PVPS (Primeiro que Vence é o Primeiro que Sai) evitando que os produtos vençam, ainda dentro do estoque.

Organizar os produtos em exposição e os que ficam reservados no estoque, não é uma tarefa tão difícil. Por isso, dê uma olhadinha nas dicas de como tornar o estoque e as prateleiras do seu estabelecimento mais organizados e porquê. 

Identificação de corredores e prateleiras

Tanto no estoque quanto na loja, é importante que existam placas identificadoras sobre a seção e o tipo de produto contido em um determinado corredor e ou prateleiras. Além do nome ou tipo de produto, uma padronização por cores pode ajudar bastante os funcionários e os clientes localizarem os produtos dentro da loja.. Por exemplo: azul claro, para produtos de limpeza; amarelo, para bolachas e biscoitos, e assim por diante..

Treino de pessoas específicas para organização

Em casa, ao organizar as compras, cada um tem um modo de fazê-lo, o que pode virar uma confusão. Numa loja é a mesma coisa, se muitas pessoas têm a função de organizar o estoque e as prateleiras, a chance dessa organização não ficar da forma adequada é muito grande.

Para evitar isso, selecione algumas pessoas cuja função principal será apenas armazenar, repor e organizar mercadorias nas gôndolas. Dependendo do tamanho da sua loja pode-se dividir um repositor para cada corredor. Ele ficará responsável por olhar validade, retirar produtos próximos ao vencimento, limpeza das prateleiras, organização da exposição de acordo com PVPS , permitirá a padronização visual tanto no estoque como na área de vendas. 

Prateleiras vazias não vendem

Prateleiras vazias na loja é a certeza da perda de vendas, enquanto isso o estoque está cheio de produtos local onde o consumidor não tem acesso, local em que o prazo de validade do produto continuará diminuindo.

Ninguém quer isso, pois é prejuizo na certa!. Lembre-se que muitos produtos são comprados por impulso, como é o caso dos produtos supérfluos (para algumas pessoas). Mas se estes estiverem visíveis na área de vendas em gôndolas colocadas em pontos estratégicos da loja, o que aumenta e muito as chances dos clientes comprarem. 

Então, fique atento, não deixem prateleiras e gôndolas vazias nas áreas de circulação dos clientes, pois um estabelecimento com uma exposição de produtos sempre limpa, organizada e bem abastecida passarão uma imagem positiva da loja.

Separação de vendas pela internet

Com a pandemia do coronavírus muitas lojas precisaram adotar o sistema de venda pela internet, já que o e-commerce foi a salvação de muitos negócios durante a quarentena. Porém, se você não se organizar detalhadamente para as vendas on-line e presenciais, seus clientes poderão ser prejudicados. 

Para que isso não aconteça, crie uma área do estoque exclusiva para as vendas feitas on-line, analise quais são os produtos que mais saem pelo e-commerce e reserve uma quantidade separada deles, para que não venham a faltar. 

Tenha uma equipe de profissionais que fiquem responsáveis pela separação de cada pedido, e que eles não deixem carrinhos com as compras on-line amontoados pela loja, pois isso dificulta a circulação e o acesso às mercadorias para seu cliente presencial. 

Atenção e cuidados no bom atendimento para todos os tipos de clientes pode ser a fidelização do seu cliente a sua loja.

Organização do layout das prateleiras

O próprio layout da loja é muito importante para a experiência de compra do seu cliente. Ao entrar no supermercado, o consumidor pode ser levado a fazer um caminho: circular – criando uma espécie de circuito para ele seguir e conseguir visualizar o maior número de produtos durante o percurso do cliente em seu trajeto de compras. 

Os itens básicos da compra como arroz, feijão, sal, açúcar, óleo e outros sempre devem ser mantidos ao fundo da loja do lado oposto à entrada. Assim, o consumidor terá a oportunidade de conhecer e visualizar produtos que ele nem estava pensando, isso aumenta a possibilidade desse cliente comprar. 

Não importa o tamanho do seu estabelecimento um layout bem feito, criará sempre oportunidade de alavancar as vendas.

Disposição do produto na prateleira

Ao colocar os produtos nas prateleiras, leve em conta a altura que eles estarão. As pessoas costumam não olhar muito, acima da altura dos olhos, portanto, nesta área coloque produtos que os consumidores têm menos interesse; na altura dos olhos, deixe os produtos com maior margem de lucro; na altura da cintura, produtos que mais vendem e são mais procurados; e abaixo da cintura ponha os produtos menos procurados ou de marcas menos conhecidas, com exceção dos produtos infantis, que devem ser colocados nesse nível, pois é a altura dos olhos dos pequenos. No chão podem ser colocados os produtos mais pesados. 

A comunicação dentro da loja pode fazer toda a diferença no momento de organizar estoque e prateleiras. Quando um colaborador tem contato fácil, um com outro, via rádio indoor ou algum tipo de comunicador, por exemplo, a dinâmica de sistematização fica muito mais simples. Lembre-se de manter os ambientes organizados para que transmitam a sensação de bem-estar e auxiliar na otimização da produtividade.

Essas dicas também podem ser aplicadas em outros momentos da vida, como a organização dos elementos da casa. Comece a aplicar todas essas dicas agora mesmo, veja a diferença e nos conte se isso te ajudou em algum aspecto.

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Fátima Miquelim
Artigos: 9

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