Contate-nos: (11) 99135-2063 ou (11) 99161-3385
Como O Transporte E Recebimento Influenciam Na Validade Dos Produtos?
O prazo de validade dos alimentos é definido em laboratório, depois de muito estudo e observação. Porém, dependendo da qualidade de transporte e do modo de armazenamento dos produtos em loja, a validade pode variar e a deterioração dos alimentos pode vir a acontecer mais rapidamente. Por isso, a etapa de transporte e recebimento dos produtos são de extrema importância e devem ser acompanhadas de perto.
Cuidados no transporte
Principalmente no transporte de produtos perecíveis, de refrigeração ou congelamento, alguns detalhes devem ser observados pelo distribuidor, pela transportadora e pelo responsável do recebimento, para saber se todos os seus alimentos foram transportados de acordo com a indicação do fabricante. Muitas vezes o transporte inadequado acarreta na diminuição do prazo de validade do produto.
Produtos congelados
Para congelados, o veículo pode estar a uma temperatura de -23ºC e, na área de recebimento, a temperatura de corte deve estar a -12ºC. Ou seja, para receber produtos congelados, deve haver uma área especial na loja que previna o choque térmico desses alimentos.
Produtos refrigerados
Para produtos refrigerados, o veículo deve estar entre 0ºC e 7ºC, principalmente para carnes e aves. Para outros produtos, como laticínios, deve seguir a orientação do fabricante, que normalmente é entre 0ºC e 10ºC.
Cuidados no Recebimento
Nos supermercados e nas lojas vive deve ter muito cuidado no recebimento de mercadorias, para que um recebimento inadequado não reduza o prazo de validade dos produtos, levando à insatisfação de clientes ou à perda dos lucros.
No controle do setor responsável, você deve anotar antecipadamente todos os produtos que chegarão em um mesmo dia, para que a equipe de recebimento esteja totalmente preparada para esse recebimento.
Prioridade dos perecíveis
No hora do descarregamento, a prioridade alimentícia são para os produtos perecíveis. Ou seja, se chegar ao mesmo tempo um caminhão de perecíveis e um de não perecíveis, o que será descarregado primeiro é o de perecíveis: refrigerados e congelados, porque o transporte tem que ser mais rápido para que o termoquímico continue a refrigeração.
A equipe de recebimento avaliará as características do transporte segundo às normas de temperatura e segurança, e só depois fará o descarregamento do produto.
Refrigeração imediata após o recebimento
Largar o produto na área de recebimento ao invés de colocá-lo imediatamente em refrigeração é um grande erro, pois ele irá perder sua temperatura.
A fabricação e o transporte podem ter seguidos todos os processos corretamente, mas na hora que a loja recebe, e deixa a mercadoria por cerca de uma hora na área de recebimento ao invés de colocar em refrigeração, altera o prazo de validade e, às vezes, até pode estragar o produto.
Condições das caixas e embalagens
O profissional responsável pelo recebimento deve estar atento às condições das caixas e embalagens. As caixas não podem estar molhadas ou muito umedecidas. Além disso, o excesso de gelo acumulado na embalagem pode significar que o produto foi descongelado e congelado novamente. O que não é um procedimento indicado.
Manter a qualidade da cadeia produtiva também é responsabilidade de transportadoras e da equipe de recebimento de mercadorias, o prazo de validade é influenciado diretamente pelo tratamento correto de ambas as áreas.
O consumidor espera sempre por mercadorias da melhor qualidade para alimentar sua família, por isso verifique sempre a procedência dos seus produtos.