Por Que A Data De Validade É Indicada De Forma Diferente Em Cada Rótulo?

É obrigatório o fabricante de alimentos colocar informações como, nome, composição, lote, contato e data de validade dos alimentos no rótulo dos produtos. Porém, nem sempre elas são indicadas da mesma maneira, pois existem produtos com embalagens tão pequenas que não cabem todas essas informações e outros que não precisam do prazo de validade exposto. Você sabe por quê?

Obrigatoriedade do Prazo de Validade

A indicação do prazo de validade é obrigatória na grande maioria dos alimentos, principalmente naqueles embalados longe do consumidor final. Essa informação deve ser indicada de forma clara para que o consumidor não seja induzido a erros e acabe comprando um produto com validade vencida, cujo processo de deterioração já começou a ocorrer.

Alguns poucos produtos, de acordo com a legislação, não têm a obrigatoriedade da indicação de prazo de validade, como frutas e hortaliças frescas vendidas à granel, pois esses produtos o próprio consumidor escolhe e consegue observar se que têm crescimento de fungos, ou partes estragadas visíveis a olho nú. 

No caso de vinhos, bebidas alcoólicas com mais de 10% de álcool e vinagre, cujas validades são imprecisas e possuem grande durabilidade às vezes por décadas, mas a condições de armazenamento, se for inadequada ao que o fabricante recomenda eles também podem deteriorar como é o caso de vinhos que precisam ser armazenados em local frio, se os mesmo forem colocados em um estoque com temperatura ambiente ou mais elevada, o mesmo acabará se deteriorando e se seu sabor ficará igual ao de vinagre..

Modo de Indicação da Validade 

O prazo de validade pode estar escrito de diversas maneiras na rotulagem, mas ele deve ser preciso e escrito números, com a ressalva de que o mês pode ser indicado com letras. Se for esse o caso, deve estar no idioma do país que está recebendo o produto, assim como o restante do rótulo, que também precisa estar traduzido.

A impressão das informações como data de validade e lote devem estar claras e objetivas. Casos como “válido por 30 dias” ou “válido por quatro meses” induzem o consumidor ao erro, já que não está especificado se são 30 dias após aberto, após a compra ou após a fabricação. 

A legislação determina que os prazos de validade tenham precisão, por isso a data deve estar indicada em algarismos,Em produtos com até três meses de validade, o fabricante pode indicar com o dia e o mês (08 de novembro ou 08/11, por exemplo) ou com o dia, mês e ano. Produtos com mais de três meses de validade podem colocar dia, mês e ano ou apenas mês e ano (novembro de 2021 ou 11/2021, por exemplo). 

Importância do Prazo de Validade

Ter o conhecimento do prazo de validade de um produto garante ao consumidor maior planejamento e melhor qualidade da alimentação, evitar desperdícios e promover economia, para os fabricantes, lojistas e consumidores.

O processo de determinação do prazo de validade é laboratorial para os fabricantes dos produtos,é feito com muita precisão pelos profissionais do laboratório. Para o varejo o prazo de validade das mercadorias devem sempre seguir a recomendação do fabricante, não podendo a loja prorrogar a data que o fabricante definiu.. É de extrema importância que você siga a orientação do fabricante quanto às condições de armazenamento, pois estocar os alimentos de forma errada pode diminuir o prazo de validade pré-estabelecido e a qualidade dos produtos.

Em caso de embalagens que precisam ter prazo de validade, mas falta a indicação da validade no rótulo, assim com a indicação rasurada ou apagada, ou com a validade vencida, contate o responsável do estabelecimento para que aquela mercadoria seja retirada imediatamente das áreas de vendas e ou do estoque..

Sempre verifique os prazos de validade durante suas compras e evite prejuízos para seu bolso.

Imagem padrão
Emília Higa
Artigos: 9

Deixar uma resposta