Contate-nos: (11) 99135-2063 ou (11) 99161-3385
5 Dicas Para Organizar Sua Despensa Evitando Desperdícios
Você já deve ter passado pela seguinte situação: estava organizando sua despensa ou armários para guardar suas novas compras, e achou diversos alimentos fora do prazo de validade ou deteriorados, os quais você teve de jogar no lixo.
Na geladeira isso também é comum de ocorrer, mesmo que a temperatura mais baixa preserve os produtos por mais tempo, ainda assim eles se estragam porque foram esquecidos lá.
Confira estas 5 dicas para que isso não volte a acontecer e você consiga organizar sua despensa evitando desperdícios.
1- Compre apenas o que irá usar
Você faz compras a cada quinzena ou mensalmente? Em ambas as opções deixe anotado exatamente o que você utilizou desde a compra anterior, assim você não adquire produtos em excesso, que possam ter a validade vencida porque ficaram guardados.
Se você notar que está jogando fora um certo tipo de alimento todo mês, diminua a quantidade de compras deste item, principalmente se eles forem perecíveis. Além de ajudar na redução do desperdício, também auxilia na economia financeira.
2- Verifique a condição do produto na loja
Observe bem o produto e sua embalagem antes de comprar, veja se o rótulo não está adulterado, rasurado ou rasgado e se o alimento está em perfeitas condições de cor, e se possível, de cheiro.
Produtos refrigerados ou congelados devem estar mantidos em temperaturas específicas, que estão indicadas no rótulo. Observe se há cristais de gelo nas embalagens de congelados, eles indicam que a mercadoria foi descongelada e recongelada, alterando a validade e a qualidade do produto.
3- Confirme o prazo de validade
Na embalagem do produto, o fabricante deve deixar indicado de forma clara o prazo de validade. Se não houver, se estiver apagado ou rasurado não compre e entre em contato com um funcionário da loja para que eles retirem o produto da área de vendas.
Não compre alimentos com data de validade vencida ou muito próxima ao vencimento, pães, carnes e hortifrutis podem deteriorar mais rapidamente, pois dependem da forma de armazenamento.
Outra informação que deve estar escrita de forma clara e objetiva nos rótulos é a forma de armazenamento dos alimentos. Siga sempre as recomendações do fabricante quanto à temperatura e o local.
4- Armazene corretamente
A má condição de armazenamento pode alterar drasticamente a validade do produto. Não armazene junto com produtos químicos e de limpeza, pois pode ocorrer contaminação.
Além disso, assim que chegar do supermercado, dê prioridade para guardar os produtos de refrigeração e congelamento, já que deixá-los em temperatura ambiente tirará sua condição ideal de armazenamento, prejudicando o prazo de validade e a qualidade.
Lembrando que todos os produtos após abertura da embalagem, têm seu prazo de validade reduzido, basta consultar a orientação do fabricante descrita no rótulo, eles definem prazo para pós abertura de embalagem.
5- Use primeiro os produtos que irão vencer
Quando for organizar as compras, analise quais produtos estão com a data de validade mais próxima, para deixá-los mais visíveis e fáceis de pegar. Utilize sempre primeiro o que está mais próximo do vencimento e guarde o de prazo maior.
Para produtos que não têm prazo de validade, como frutas e bebidas alcoólicas com mais de 10% de álcool, utilize o que comprou primeiro, deixando os mais novos para depois.
Com apenas alguns hábitos simples você garante melhor qualidade de alimentação para sua família e evita o desperdício desnecessário de alimentos. O cuidado começa desde a ida ao supermercado, verificando a data de validade, sempre que possível em casa também.
Organize sua despensa de acordo com essas dicas e curta a tranquilidade de ter bons alimentos em sua mesa.