Como o prazo de validade é definido pelo fabricante?

Ao fazer suas compras ou receber seus produtos na loja um detalhe que você deve prestar muita atenção, é a data de validade. Esse prazo é a garantia de quanto tempo o produto estará apto para consumo e também uma forma de proteger a sua saúde, evitando de comer alimentos deteriorados. Mas você sabe como o prazo de validade é definido pelo fabricante?

Cada produto tem suas particularidades e isso vai acarretar diretamente no modo como a validade vai ser determinada. Produtos perecíveis possuem fatores que implicam no tempo de validade, como a temperatura, o modo correto de armazenamento e o transporte.

Testes em Laboratório

O profissional responsável que determina essa data, separa as amostras de uma mesma produção e verifica as mudanças que ocorreram com o produto durante um certo espaço de tempo, que pode ser previamente estabelecido, como três meses, ou ainda, estipulado durante a avaliação do alimento. 

Esse estudo  determina até quando o produto poderá ser consumido. É verificado se houve crescimento de bactérias e determinado até que ponto não há crescimento microbiológico e de fungos.

O profissional também observa as características organolépticas do produto, ou seja, aquelas que podem ser notadas a olho nu, como mudança de cor e fungos desenvolvidos. Laboratorialmente, é feita a checagem de crescimento microbiano e características sensoriais.

Definição do Prazo de Validade

Durante o tempo de estudo, o profissional faz cortes para determinar a validade e, normalmente, reduz o tempo de vida de prateleira, por precaução. Portanto, mesmo que os testes tenham indicado que o produto tenha uma validade de 90 dias, é feita uma redução de segurança para o prazo indicado na embalagem.

Se for um produto perecível, isso vai ser alinhado com a temperatura, no caso de refrigeração ou congelamento. 

Fatores que alteram a validade do produto

Mesmo com a data definida, há fatores que podem alterá-la, diminuindo e fazendo a qualidade do produto se expirar rapidamente; como o armazenamento incorreto, por exemplo. 

Por isso, é necessário que os produtos de refrigeração ou congelamento sejam tratados de acordo com a indicação da embalagem e que não fiquem armazenados junto com produtos químicos e de limpeza, pois pode ocorrer contaminação. Lugares com iluminação solar também podem comprometer esse tipo de produto.

Prazo de Validade de Produtos Exportados ou Importados 

Se você decidir exportar um produto para outro país ou importar, há algumas características que podem influenciar no prazo de validade. Portanto, você deve seguir todos os protocolos de ambos os países.

Normalmente, o importador exige algumas certificações de segurança do alimento. O prazo de validade deve ser regularizado conforme a legislação do país de origem e também do país de destino, pois o clima, por exemplo, é um fator de alteração da data.

São feitas auditorias e diversos testes laboratoriais para determinar o prazo de vencimento. Para exportações de grande escala, o país importador determina que auditores visitem as fábricas do país de origem para a validação, além da análise do processo de segurança e regularização, para que estes possam ser comercializados.

É muito mais seguro ter alimentos na mesa sabendo que o prazo de validade foi estipulado com todo cuidado e atenção necessários. Essa informação deve estar clara em todos os rótulos de produtos. 

Siga a prescrição de validade descrita na embalagem, assim como a de armazenamento e conservação, para que sua experiência com os alimentos seja sempre positiva.

Imagem padrão
Emília Higa
Artigos: 9

Deixar uma resposta