4 Dicas Para Controlar A Validade Dos Produtos Na Sua Loja

O controle das validades dos produtos dentro da sua loja é extremamente importante e, às vezes, isso não é uma tarefa muito fácil. Mas existem várias formas de facilitar esse trabalho e evitar que você tenha mercadorias vencidas à venda. 

Produtos vencidos podem ocasionar diversos problemas ao seu estabelecimento e à saúde dos seus consumidores, por isso é essencial que você controle muito bem as datas de validade nas gôndolas e no estoque.

1 – Vistorie os produtos no recebimento

No recebimento de mercadorias, pelos distribuidores, realize a vistoria. Veja se tudo está em conformidade e se a data de validade está dentro do esperado para a venda. Não receba mercadorias com o prazo de validade muito abaixo do previsto. 

Tenha em mente o tempo de estoque, tempo de venda e o de consumo para o cliente. Inclua no procedimento interno de recebimento o cálculo dessas datas, levando em conta se o alimento é perecível ou não e também a sua demanda.

2 – Siga o PVPS e PEPS

Seja no estoque ou no abastecimento das gôndolas, procure seguir as fórmulas “primeiro que vence, primeiro que sai” e “primeiro que entra, primeiro que sai”, de acordo com cada tipo de produto. Caso você note que estão sobrando muitas mercadorias no seu estoque com a data de validade muito próxima, verifique se há necessidade de diminuir a sua compra.

PVPS: primeiro que vence, primeiro que sai

O PVPS é utilizado para produtos com determinação de prazo de validade. Não necessariamente o produto recebido será o mais novo. Ele está dentro do prazo de validade, mas é mais velho que o do carregamento anterior. Por isso, no recebimento, esteja atento às datas de vencimento para a possível necessidade de troca dos produtos das gôndolas pelos recebidos.

PEPS: primeiro que entra, primeiro que sai

O PEPS é utilizado para produtos sem prazo de validade determinada em rótulo, como frutas, hortaliças, produtos granjeiros, bebidas com mais de 10% de teor alcoólico e vinhos. Muitas dessas mercadorias terão a maturação rápida e o vencimento perceptível a olho nu, como no caso das frutas. Por isso, para elas é aplicada a ordem de entrada também para saída: o primeiro que chega é o primeiro que sai.

3 – Verifique a validade dos produtos nas gôndolas

Antes de abastecer sua loja, verifique a validade dos produtos que já estão nas gôndolas. Dependendo da data, vale a pena fazer uma ação em cima daquilo que já está em exposição, antes de reabastecer com as novas mercadorias.

Produtos com menor tempo de validade, como pães e perecíveis, necessitam de atenção diária para que não sejam esquecidos na gôndola com a data de vencimento já passada. Além disso, esse tipo de mercadoria pode deteriorar antes da validade, por isso é preciso monitorar com maior periodicidade.

4 – Monitore o armazenamento correto

Siga sempre as instruções do fabricante quanto ao armazenamento. A má qualidade de armazenamento pode diminuir o tempo de validade daquele produto, prejudicando sua programação de estoque e venda.

Produtos congelados e refrigerados devem ser observados constantemente se não foram deixados em outras áreas da loja pelos clientes, pois o seu descongelamento acarreta na deterioração do alimento.

Mercadorias para troca são sinônimo de dinheiro parado no estoque. A troca pode demorar para acontecer ou pode ser que não exista a possibilidade de troca do produto, e ele precisará ser descartado, ou seja, desperdiçado, trazendo prejuízos para a empresa. Quando se coloca um produto para venda na gôndola é necessário que ele esteja totalmente próprio para consumo.

Por isso, fique de olho às datas de validade dos seus produtos. Entregue sempre o melhor para o consumidor!

Imagem padrão
Renata Nuzzi
Artigos: 4

Deixar uma resposta